POR EL@S

Objetivo do Projeto

Apoio Técnico à Candidatas Mulheres para o Exercício do Poder Político Eleições 2018/2020

Público do Projeto

Sessenta Pré-candidatas Mulheres ao pleito eleitoral de 2018, na faixa etária entre 24 e 40 anos, com formação universitária.

Sobre o Projeto

A despeito da desigualdade de gênero que prevalece no Brasil, a Fundação Museu do Futuro vêm trabalhando há mais de 15 anos com ações que objetivam estimular a competitividade das mulheres nas disputas eleitorais.

Para os próximos pleitos em 2018/2020 a organização vêm realizando uma convocatória para prospectar mulheres interessadas em disputar as vagas para deputada estadual no Paraná e vereadora nos municípios do Paraná.

O programa pretende selecionar perfis de mulheres que tenham uma formação universitária nas áreas de saúde, direito, ciências sociais e políticas e gestão ou administração pública. A faixa etária deverá ficar entre 24 e 40 anos.

Em uma primeira fase, período que antecede as campanhas eleitorais de 2018 as atividades a serem desenvolvidas são:

  • Pesquisa de opinião com eleitores do Paraná, Metodologia – Pesquisa Qualitativa a ser realizada através de quatro (4) Grupos Focais, com eleitores de Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba, com idade de 16 a 70 anos. O objetivo desta metodologia é fundamentar os fatores motivacionais e as percepções que norteiam as opiniões do eleitorado. “Porque não votar em uma mulher”.
  • Campanha de divulgação desses dados em todos os canais de imprensa
  • Publicação da Convocatória para a prospecção das 60 futuras candidatas
  • Seleção e atendimento individual das candidatas para análise do perfil e definição das estratégias de pré-campanha (Marketing Político), assessoria de imagem pública.
  • Início do treinamentos e cursos de capacitação política através de um convênio firmado com uma Instituição de Ensino Superior.
  • Criação, produção e publicação do portal da Cooperativa com os perfis das candidatas
  • Acompanhamento e advocacy junto aos partidos políticos para a obtenção de apoios às candidatas.
  • Captação de verbas e doações para o programa através de divulgação na imprensa, visitas às associações de classe e promoção de eventos com convites por adesão.

Resultados imediatos esperados do projeto

Os resultados com uma experiência anterior foi o principal balizador dessa atual proposta. Quando a reivindicação de espaço e financiamento partidário se dá através de um grupo organizado como essa Cooperativa suprapartidária de mulheres, os dirigentes dos partidos e outras lideranças políticas tendem a recebê-las com maior deferência e respeito.

A contratação de uma pesquisa com o eleitorado, que comprove a inexistência de uma rejeição por candidatas mulheres poderá facilitar a obtenção de financiamento público de campanhas e estimular os partidos a admitirem mais mulheres em sua estrutura decisória.

Um grupo com sessenta(60) pré-candidatas de todos os partidos políticos existentes, jovens com formação universitária e capacitadas através de um curso preparatório idealizado e promovido por uma Universidade, certamente trará a mídia espontânea necessária,  a adesão de patrocinadores da causa, além da admiração  e votos de muitos eleitores futuros.

Origem e Contexto

O Estado do Paraná tem um histórico de protecionismo político onde os cargos eletivos são uma herança familiar. Tivemos um máximo de quatro (4) cadeiras ocupadas na Assembleia Legislativa das 54 disponíveis e oito (08) na Câmara Municipal de Curitiba do total de 38 vagas.

A Executiva Estadual dos partidos políticos  no Estado já tem pré-definidos os seus candidatos e, dificilmente, abrem espaço para apoiar uma candidata mulher.

As verbas partidárias destinadas às mulheres por lei, mínimo de 30% do Fundo Partidário, são administradas por mulheres escolhidas pelos dirigentes para ocuparem cargos de comissão. Raramente desenvolvem programas de apoio à militância feminina.

Na época que antecede as campanhas eleitorais, essas dirigentes femininas, promovem a adesão de candidatas , apenas para cumprirem uma exigência da legislação eleitoral ou seja, preencher a cota mínima de 30% de candidatas mulheres.

Beneficiários e Participantes

  • Sessenta Pré-candidatas Mulheres ao pleito eleitoral de 2018, na faixa etária entre 24 e 40 anos, com formação universitária. Esse grupo de mulheres receberão capacitação técnica para o exercício do poder político por uma Universidade local além de consultoria e assessoria no acoplamento de sua campanha eleitoral e divulgação da sua imagem pública.
  • São jovens mulheres que vivenciaram as dificuldades na obtenção de apoio partidário e financeiro, e buscam uma estrutura organizada que lhes ofereça a oportunidade de preparar-se para as próximas eleições.
  • A troca de experiência e conhecimento das veteranas com as novatas é de suma importância no processo de acoplamento estratégico das campanhas. Isso se dará nos encontros promovidos.

Impacto Diferencial sobre homens, mulheres, meninos e meninas da localidade

Mudança de paradigma de que o eleitorado não vota em mulher. Aumentar o nível de participação de mulheres no Poder Legislativo é um indicador confiável do grau de amadurecimento das democracias: quanto mais postos o sexo feminino conquista na cúpula do governo, mais igualitário será aquele país.

Um resultado positivo com o programa pode estimular uma maior participação de mulheres no poder público e mais respeito por seus pares.

Saiba mais sobre o Projeto POR EL@S

Leia o Release do Projeto POR EL@S da Fundação Museu do Futuro

Para acesssar o release do projeto em formato Acrobat Reader (.pdf), clique no botão ao lado:

Doações para o Projeto POR EL@S

Faça sua doação para o projeto Alimentando o Futuro da Fundação Museu do Futuro

Link direto para o UOL PagSeguro

É necessário informar por e-mail a doação 

Doações pelo Banco do Brasil

Clique no ícone do Banco do Brasil para
acessar as informações de doação.

Banco do Brasil

Mídias Sociais