Educar no Presente para a Paz no Futuro

Área de Atividade

Erradicação da Violência e Cultura da Paz

Público do Projeto

Meninos e meninas matriculados em escolas públicas, com idades entre 11 a 17 , assim como 215 professores orientados para a inclusão do tema no currículo da instituição.

Como beneficiária indireta, a família deste público jovem, que terá acesso aos materiais da campanha e poderá também participar da série de palestras, bem como da pesquisa de pós projeto.

Sobre o Projeto

Este projeto tem como objetivo trazer para dentro dos muros das escolas de ensino médio e fundamental a realidade do mundo exterior.

As questões que envolvem a violência em todas as suas formas e manifestações, não podem ser excluídas da educação e formação do futuro cidadão.

A escola não é uma ilha isolada, faz parte da sociedade e, como tal, deve ser transformada em um espaço de socialização e reflexão.

A escola como espaço público de aprendizado deve ser entendida também como um espaço de socialização quando pais, alunos , professores e funcionários criam um ambiente de diálogo para discutir conflitos coletivos e promovem a mediação de profissionais, voluntários ou não, para desenvolvimentos pessoais.

Como parceiros articuladores nesse projeto contamos com a Polícia Militar do Estado do Paraná através da  Patrulha Escolar, Polícia Científica do Estado do Paraná, que com seus materiais de apoio pedagógico buscarão orientar – crianças e adolescentes – questões que vão desde a divulgação dos canais disponíveis para as denúncias, ao atendimento das vítimas de violência.

Elegendo , à princípio escolas públicas da rede estadual, pretendemos integrar alunos, professores, pais e voluntários da sociedade local, na perspectiva da atuação em rede e na educação para uma cultura de paz.

Deve ser também uma educação que possibilite o desenvolvimento do protagonismo juvenil.  As crianças e  jovens precisam se  sentir incluídos no processo das transformações sociais ou ainda, responsáveis diretos pelos resultados positivos da campanha.

O projeto dará condições para que ele exercite de forma criativa e crítica seu entusiasmo para a ação  e assim desenvolver suas potencialidades. Criar um ambiente de diálogo entre pais, alunos, professores e representantes do poder público, assembleias e campanhas internas são algumas das sugestões apresentadas no material de apoio pedagógico produzido e disponibilizado pela Fundação Museu do Futuro.

O projeto “Educar no Presente para a Paz no Futuro” foi elaborado com base em estratégias de como a educação pode reduzir a violência.

Materiais de Apoio Pedagógico do Projeto

Para baixar os materiais deste Projeto, acesse nossa página de mídias

Cartaz do Projeto

Cartilha do Projeto
clique para abrir

Banners promocionais do projeto

Para baixar os materiais deste Projeto, acesse nossa página de mídias

Vídeos Promocionais do Projeto

Vídeo Principal do Projeto

Tereza Nalci, fundadora da Fundação Museu do Futuro, anuncia o lançamento do projeto.

Testemunho de Weverton Pereira da Silva (Goleiro do Atletico Paranaense) para o Projeto.

Testemunho de Rubens Recalcatti (Delegado da Polícia Civil do PR) para o projeto.

Paulo Meyer Filho, Vice Presidente da Fundação Museu do Futuro anuncia o início da campanha do projeto.

Testemunho de Marcos Meier para o projeto.

Testemunho do Dr. Olympio de Sá Sotto Maior Neto para o projeto.

Testemunho de Christiane Yared para o projeto.

Testemunho de Andrea Omeire para o projeto.

Doações para o projeto Educar no Presente para a Paz no Futuro

Faça suas doações para o projeto Educar no Presente para a Paz no Futuro

Link direto para o UOL PagSeguro

É necessário informar por e-mail a doação

Doações pelo Banco do Brasil

Clique no ícone do Banco do Brasil para
acessar as informações de doação.