Evento - Abertura Exposição "Novas Poéticas" 2016

Evento | Data: 25 de Novembro, 2016 | Local: Fundação Museu do Futuro – Curitiba

No momento em que a Fundação Museu do Futuro completa 15 anos, o encontro entre o passado preservado e as projeções para um futuro melhor se materializará em um evento comemorativo. Nada mais apropriado e dentro dos princípios de igualdade e oportunidade, que a sede da Fundação abra seu espaço para acolher as obras dos novos talentos da Arte Contemporânea em uma exposição aberta ao público.

Com mais de 40 artistas de todo o Brasil, a terceira edição do Novas Poéticas acontece este mês em Curitiba!

No dia 26 de novembro, 16hs00, o programa de exposição de arte contemporânea “Novas Poéticas” inaugura mais uma exposição em seu terceiro ano de atividades. Desde que surgiu em 2014 na UFRJ -Universidade Federal do Rio de Janeiro, o projeto exibe o trabalho de diversos artistas-pesquisadores de diferentes regiões do Brasil através de uma convocatória anual. A proposta abre um leque de oportunidades para artistas acadêmicos mostrarem seus trabalhos.

23 artistas foram selecionados na convocatória lançada em junho por uma comissão curatorial formada por Germano Dushá, Guilherme Gutman e Pollyana Quintella. Além destes, o coordenador geral do projeto Philipe F. Augusto, convidou outros artistas participantes do programa em 2014 e 2015 para se reunirem aos novos selecionados em comemoração aos 3 anos de projeto.

Esta edição conta com a parceria da Limited Edition Art, projeto da empresária e galerista curitibana Malu Meyer e o apoio da Fundação Museu do Futuro.

O Museu do Futuro  acredita na importância de preservar o passado e resgatar a história para perpetuar valores às futuras gerações. A cultura é um dos maiores aferidores do desenvolvimento de uma sociedade e a transmissão do conhecimento e o acesso à uma educação de qualidade são ferramentas essenciais quando colocamos em  perspectiva um futuro sustentável para a humanidade.”

Novas Poéticas 2016

Com mais de 40 artistas, a terceira edição do Novas Poéticas acontece este mês em Curitiba!

No dia 26 de novembro, o programa de exposição de arte contemporânea “Novas Poéticas” inaugura mais uma exposição em seu terceiro ano de atividades.

Desde que surgiu em 2014, o projeto exibe o trabalho de diversos artistas-pesquisadores de diferentes regiões do Brasil através de uma convocatória anual.

Praticando experimentações na criação de mostras, o Novas Poéticas segue produzindo suas proposições com o desejo do encontro e da troca entre artistas, curadores, produtores e pesquisadores do País.

A exposição, como se verá, comporta linguagens diversas: tendências formalistas, aspirações sócio-políticas, pesquisas de si, da paisagem, do entorno, da matéria e suas qualidades, da tecnologia.

O que se revela, sobretudo, é o frescor de trabalhos que compartilham a condição de uma pesquisa em desenvolvimento e formação. O frescor de perseguir e caçar alguma linguagem.

Com um novo formato em 2016, a terceira edição do Novas Poéticas trará também novas abordagens.

Além da exposição local com os artistas selecionados em convocatória, uma exposição online também será inaugurada em parceria com a EIXO Arte, galeria virtual que produz exposições através de recursos 3D e multimídia.

Outra novidade nesta edição é a parceria com a Limited Edition Art, projeto da empresária e galerista Malu Meyer, que trará aos visitantes a possibilidade de adquirirem as obras da exposição.

Investigando um novo território, desta vez, o Novas Poéticas será realizado não só em outro Estado como também em uma nova instituição que acolheu o projeto de braços abertos.

A Fundação Museu do Futuro é uma organização sem fins lucrativos, comprometida com o desenvolvimento humano sustentável, o combate à pobreza, a redução da injustiça social e a luta contra todas as formas de discriminação e preconceito.

E tem como objetivo maior, promover e financiar projetos sustentáveis de desenvolvimento humano por meio da educação e da cultura.

No momento em que a Fundação Museu do Futuro completa 15 anos, a instituição acredita que nada seria mais apropriado que acolher o trabalho de novos talentos da Arte Contemporânea no Brasil em uma exposição aberta ao público.

Conheça os artistas participantes:

Para saber mais sobre o Novas Poéticas, acesse: www.novaspoeticas.wordpress. com

Novas Poéticas 2016

Abertura 26/11 às 16h