Programa de exposição “Novas Poéticas in Curitiba” 2016| Convocatória aberta

Convocatória | Data: julho de 2016 | Local: Web

Sobre

A seleção dos trabalhos inscritos na convocatória será apresentada em exposição realizada na sede da Fundação Museu do Futuro em Curitiba durante o mês de outubro de 2016.

As inscrições são gratuitas e estão habilitados a participar desta convocatória estudantes matriculados em Instituições de Ensino Brasileiras com curso correspondente a área de Artes e Humanidades no período de 30 de junho a 31 de julho de 2016.

Programa de exposição Novas Poéticas 2016| Convocatória aberta

OUTROS ESPAÇOS E A PRODUÇÃO DE SI

O Novas Poéticas é um programa de exposição de arte contemporânea que surgiu na Escola de Belas Artes da UFRJ em 2014 e acontece anualmente através de convocatória aberta.

Quando surgiu, o projeto trouxe algumas questões essenciais que partiram da sua criação, preocupações de como poderíamos articular as diversas instâncias criativas da EBA-UFRJ, de como fomentaríamos a criação para além das metodologias e avaliações, de como, por extensão, exibiríamos estas produções de modo independente através dos próprios estudantes e também de como efetivaríamos uma troca eficaz que estendesse os limites da própria instituição através de estudantes-artistas-pesquisadores-curadores-educadores das diversas regiões do País.

Motivada por estas reflexões, a primeira edição do programa reuniu o trabalho de 19 artistas de 7 instituições de ensino diferentes. Em 2015, em meio a uma grande deflagração de crises políticas e financeiras no sistema educacional, o projeto deu seu segundo passo como ato de resistência, e com o desafio de efetivar sua proposta de alcançar diálogos expandidos, reafirmando sua importância diante de um cenário conturbado. Com um espaço mais heterogêneo, a segunda edição reuniu trabalhos de 24 artistas de 8 instituições de ensino de arte de 6 Estados do Brasil.É no sentido da experimentação e do desejo espontâneo do encontro e da troca em torno de suas proposições que o Novas Poéticas segue para a sua terceira edição em 2016, e mais uma vez com novos desafios.

Deslocamentos e a criação de redes de diálogo entre estudantes-pesquisadores das diversas regiões do País são questões a serem expandidas, e nesta nova edição, para além do espaço da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o desejo de romper com um possível confinamento, experimentando novas possibilidades de trocas entre criadores em contextos locais diversos – porém, estabelecendo conexões efetivas – o projeto busca alcançar mais uma vez a produção e a investigação da diferença por meio de cartografias nômades, integrando diferentes protagonistas que estabelecem colaborações em produções que convergem entre a prática artística, a pesquisa acadêmica e a produção autônoma em diferentes Estados. Especificamente em 2016 iremos investigar e produzir ações em um novo território: Curitiba, Paraná.

Sendo um projeto independente mas não totalmente desvinculado da universidade, o Novas Poéticas se vê com a capacidade de articular modos coletivos de ação e produção autônoma, pensando especificamente nos estudantes-pesquisadores que vivenciam o cotidiano acadêmico nas artes. Na plataforma que propomos todos têm a liberdade de construir as diversas condições para que seu trabalho como profissional seja apresentado¹, e o ponto que gostaríamos de tocar é: não apenas pensar nas estratégias que podem ser efetivadas por estes estudantes enquanto profissionais, mas também como estes estudantes ao longo da formação podem ser pensados também como profissionais, não sendo obrigatoriamente necessário a obtenção de um diploma que legitime suas produções, sendo eles potencialmente alguém que se ocupa de todas as condições de exibição do seu trabalho e que inventa seus próprios espaços.

Mais do que isso, a prática profissional parece ocorrer desvinculada do contexto acadêmico, e a valorização da produção teórica em detrimento da produção prática gera uma barreira de alienação na formação dos estudantes que em muitos casos não recebem as mínimas noções sobre mercado, direitos autorais, contratos e leis que fazem parte da atuação profissional, estando na universidade ou não. Estas questões abarcam a amplitude e a complexidade de atuação dos estudantes-profissionais das artes, não desvinculando a duas instâncias de atuação.

Com um novo formato, a terceira edição do Novas Poéticas trará novas abordagens para seu programa junto a exposição final:

– Exposição virtual 3D

Além da exposição com os artistas selecionados em convocatória – que desta vez será realizada na Fundação Museu do Futuro em Curitiba – uma exposição virtual online com as obras selecionadas será inaugurada na mesma data da exposição local e desta forma, será possível a participação de outros espectadores das diversas regiões do País.

– Publicação

O trânsito geopoético, a criação de redes de diálogos e a profissionalização do artista são questões presentes nesta terceira edição e que serão desdobradas em textos publicados por diversos pesquisadores em livro a ser lançado durante o período da exposição final em Curitiba.

– Limited Edition Art

Como mais um desdobramento das questões presentes nesta edição, a parceria com a Limited Edition Art trará um novo formato de exposição para o programa, no qual as obras selecionadas poderão ser adquiridas em evento oficial.

As inscrições para a terceira edição do programa de exposição poderão ser realizadas por meio da convocatória e ficha de inscrição disponíveis no site: https://novaspoeticas.wordpress.com/
PARTICIPEM!

_______________________________________________________
NOVAS POÉTICAS
2016

Direção Geral
Philipe F. Augusto

Comissão Curatorial
Germano Dushá
Guilherme Gutman
Pollyana Quintella

Coordenação de Produção
Malu Meyer

Coordenação do Educativo
Isabel Marinho

Design
Bruno Portella

Produção Executiva
Assemblage

Realização
Assemblage
Limited Edition Art
Fundação Museu do Futuro

Mídias Sociais